Qualidade de vida no trabalho

25/11/2015

#Blog

O que é qualidade de vida ?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, Qualidade de Vida é um conjunto de percepções individuais de vida no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que vivem, e em relação a suas metas, expectativas, padrões e preocupações.

A qualidade de vida é definida como o nível de prazer na vida de uma pessoa. Em geral, ela é baseada em vários fatores. No mínimo, as necessidades básicas de uma pessoa devem ser atendidas para que elas tenham uma elevada qualidade de vida – elas devem estar saudáveis, ter o suficiente para comer e um lugar para morar. Uma vez que essas necessidades são atendidas, a qualidade de vida de uma pessoa é determinada pela sua própria personalidade, seus desejos e seu nível de realização pessoal. Uma pessoa com uma elevada qualidade de vida tende a se sentir como se todos os seus desejos e necessidades tivessem sido alcançados. Elas, normalmente, são felizes e em geral sentem-se como se sua vida fosse boa.

post-2

Qualidade de Vida no Trabalho

A qualidade de vida no trabalho está especificamente relacionada ao nível de felicidade que deriva da carreira de uma pessoa. Cada pessoa tem necessidades diferentes quando se trata de suas carreiras e o nível da sua qualidade de vida no trabalho é determinado pelo atendimento dessas necessidades. A cada dia mais as organizações estão percebendo que qualidade de vida no trabalho é um ativo importante da empresa e que as dimensões psicológicas, emocionais e pessoais do trabalhador impactam diretamente na sua performance e produtividade no trabalho.

Nos últimos anos as organizações passaram por uma revolução na produtividade. Essa revolução transformou a vida das pessoas, estabelecendo um ritmo de vida considerado alucinante, com excesso de horas de trabalho e uma pressão excessiva para serem cada vez mais produtivas.  O lado profissional passou, portanto, a ser a face predominante do ser humano, que se sentiu forçado a ser um superprofissional e, para tanto, não poupa esforços em jornadas de trabalho acima de 12 horas diárias.

A melhoria do bem-estar e da qualidade de vida dos profissionais é um dos fatores que as empresas interessadas em reter seus melhores talentos, vêm trazendo, além de vantagens financeiras, outros atrativos aos seus funcionários, como forma de melhorar a produtividade e a satisfação interna.

post-2-1

Alguns dos benefícios e outros atrativos praticados por empresas brasileiras são dos mais variados aspectos, tais como, saúde, alimentação, educação e desenvolvimento, formas de remuneração e auxílios, integração e lazer, comunicação interna, dentre outras práticas.

Foram analisados os benefícios que trazem qualidade de vida na empresa, e destacam-se nos seguintes aspectos:

Saúde: auxílio doença, assistência médica, assistência psiquiátrica e psicológica, cobertura para tratamentos de dependências química (droga/alcoolismo), homeopatia, infertilidade, terapia, acupuntura, check-up, plano médico com livre escolha, plano com cobertura também para agregados e aposentados, assistência ou consultório odontológico, cobertura para aparelhos ortodônticos, ambulatório, auxílio para aquisição de óculos e lentes de contato, desconto na compra de medicamentos e entrega no local de trabalho, programas de alongamento e relaxamento para atendentes, ginástica laboral durante o expediente, academia e spa para executivos.

Alimentação: tíquete, vale-supermercado, café da manhã grátis, lanchonete na empresa, refeições coletivas, cardápios diferenciados para funcionários que tem problemas como diabetes, colesterol e hipertensão.

Educação e Desenvolvimento: seguro educação, bolsas de estudo, cursos de idiomas, instrução dos filhos, ensino supletivo, reembolso para cursos de graduação, pós graduação e MBA, grande oferta de treinamento, inclusive à distância (via CD-ROM), job rotation, oportunidades de estágio e carreira em outras unidades do grupo e no exterior, biblioteca, videoteca, palestras variadas: planejamento familiar, orçamento doméstico, segurança no trabalho, apoio pré-aposentadoria, etc.

Carreira: política de promoção com base em avaliação de desempenho para todos os funcionários, prioridade ao recrutamento interno, aconselhamento de carreira, grandes oportunidades de carreira para mulheres, programas de trainees.

Um excelente exemplo é o programa de vida CUIDADOS MIL da Amil , que conversa diretamente com o seu beneficiário trabalhando na prevenção de doenças e tratamento de pacientes crônicos. Este programa esta disponível para todas as empresas clientes , seus funcionários e suas famílias

http://www.cuidadosmil.com.br/

post-2-4

post-2-2-

Veja mais em : Agência Nacional de Saúde incentiva as operadoras de planos de saúde a apostarem em programas de qualidade de vida – See more at: http://www.ans.gov.br/a-ans/sala-de-noticias-ans/qualidade-da-saude/1413-beneficiarios-e-operadoras-de-planos-de-saude-apostam-em-programas-de-qualidade-de-vida#sthash.GowDqqby.dpuf

Você também poderá gostar de

25/11/2015

#Planos de Saúde

Alimentação Saudável na prevenção de doenças

A expectativa de vida da população brasileira tem crescido a cada ano. Segundo dados do IBGE (Instituto […]




25/11/2015

#Planos de Saúde

Planos de saúde – entenda seu reajuste!

Um dos principais assuntos falados quando tratamos de planos de saúde é o reajuste. Muitos consumidores não […]